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Bronzinas

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Para quem não se atenta aos pequenos detalhes do veículo, a bronzina é uma peça feita de diversos materiais, e tem como principal função alojar outras peças, como, por exemplo, a biela e o eixo. Ela reduz o atrito entre peças internas e móveis do motor com as peças estáticas, provocando um desgaste menor entre elas.

Onde se encontra a bronzina?

Como mencionamos, as bronzinas ficam na parte interna do motor. Em geral, elas são formadas por duas carcaças de aço de formas semicirculares iguais, para facilitar a montagem. Entretanto, elas também podem ser fabricadas de forma anelar (bucha), revestido interiormente de metal macio (anti-fricção), contendo propriedades para reduzir o atrito.

Como ela funciona?

Uma utilização bem comum das bronzinas é justamente no suporte dos eixos de um motor. Embora seja uma peça universal, vale ressaltar que cada fabricante produz uma peça específica e, nesse caso, existe a necessidade de seguir as indicações de cada tipo de motor, para que o seu funcionamento não seja prejudicado devido às peças utilizadas.

Como escolher as bronzinas?

A escolha da bronzina precisa considerar o tipo do motor e se basear no material que ele é composto. Dessa forma, os motores mais simples devem ter as bronzinas feitas de liga de estanho, cobre e antimônio, que são as mais silenciosas. 

Já as bronzinas feitas de metal rosa composto por liga de alumínio, cobre e zinco, são indicadas para os motores mais potentes, já que precisam suportar cargas mais pesadas.

No caso dos motores a diesel, são indicadas as bronzinas feitas de liga de alumínio e zinco, pois são feitas de metais mais leves e oferecem uma dilatação maior do que o bronze, logo, são mais resistentes.

 

Quais os tipos existentes?

Além de saber qual o modelo mais adequado de cada fabricante, uma informação importante é saber quais os tipos de bronzinas. Por sua vez, essas são divididas em dois tipos: as bronzinas de biela e as bronzinas de mancal, que falaremos mais a seguir.

Bronzinas de Biela

A bronzina de biela fica na parte inferior do motor e é utilizada para diminuir o atrito entre a biela e o virabrequim. É possível encontrá-la em diferentes medidas no mercado, que variam conforme o desgaste do virabrequim.

Essas diferentes medidas são necessárias para que haja uma recompensa no material retirado na retífica do virabrequim, já que ela guia as peças que giram dentro da parte inferior do motor. Por isso, as bronzinas de biela são feitas de aço, e possuem um revestimento com um material mais fino para diminuir o atrito.

Bronzinas de Mancal

As bronzinas de mancal garantem o apoio do virabrequim, e podem se dividir em uma bronzina superior e outra inferior, em que a inferior é sujeita a esforços mais elevados, devido à absorção das forças de ignição e a superior, contém um canal de lubrificação que transporta o óleo para as bronzinas de biela através de furos no virabrequim.

As forças, que a biela direciona para o virabrequim, são absorvidas por várias bronzinas de mancal, pois elas ficam sujeitas a menos esforços do que as

bronzinas de biela do lado da haste. 

Elas são feitas de aço e revestidas com material fino. Ficam localizadas na parte inferior do motor dentro do bloco, e servem para diminuir a folga e o impacto entre o virabrequim e o bloco. Para as bronzinas de mancal, também são utilizadas diversas medidas, que variam conforme o virabrequim. 

Como saber se a bronzina está com problemas?

Há algumas formas de identificar um problema na bronzina. Uma peça danificada ou mal instalada, pode gerar falhas contínuas no motor. O condutor também pode observar sinais como: ruídos provocados pela movimentação das peças mal encaixadas, aumento da temperatura e outros desgastes.

Para evitar tais problemas, é importante que a escolha da peça seja feita de acordo com o motor do veículo, ter um encaixe perfeito e as peças serem novas e de boa qualidade, para não comprometer o automóvel como um todo. 

Uma vez perdidas, as bronzinas não podem ser utilizadas novamente e precisam ser substituídas por peças novas. Caso isso não seja feito, o motor não irá funcionar corretamente e sua direção será comprometida.

 

Dica: faça revisões periódicas para evitar problemas!

Apesar de apresentarem sinais claros quando estão com problemas, as bronzinas precisam de revisão, assim como essa regra serve para qualquer outra peça de um veículo.

Lembre-se que as bronzinas precisam passar por uma revisão a cada um ano, ou quando apresentarem qualquer um dos sinais citados acima, para evitar desgastes que podem prejudicar o funcionamento do seu veículo.

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